atendimento 4001-7997

televendas 4007-2240

Receitas

Receitas

Pastel: um clássico das ruas em versão gourmet

29 de julho de 2020 por Redação Makro FS

Não importa o tamanho, nem o recheio, pastel é sempre um ótimo pedido! É gostoso apreciar sozinho, com a família ou entre amigos, na feira, em casa ou nos bares e restaurantes! Mas, você que trabalha exclusivamente com essa iguaria ou tem ela como um dos itens mais pedidos do seu cardápio, sabe como deixar o seu pastel ainda mais especial e diferente dos demais? Leia estas dicas para encantar os seus clientes e ser reconhecido pelos pastéis diferenciados!

Pastel Colorido com Massa Saborizada

Uma moda que está sendo lançada no Brasil, é o pastel colorido com massa saborizada, isto é, aquela massa tradicional amarelada e com sabor neutro, está dando lugar para massas que variam de sabor e, consequentemente, de cor. Os principais tipos são:

  • Sabor picante: massa vermelha
  • Sabor de ervas finas: massa verde
  • Sabor parmesão: massa amarela
  • Sabor alho: massa roxa
  • Sabor chocolate: massa marrom

Além disso, ainda há os sabores de cebola, bacon, integral e morango. Estas massas são vendidas por fabricantes próprios ou você mesmo pode produzir, seguindo as instruções abaixo:

Vermelho: 

Bata a beterraba no liquidificador com um pouco de água até virar um purê. Coe e deixe em fogo baixo até chegar no tom desejado. Para dar o sabor apimentado à massa, adicione pimenta calabresa ou pimenta caiena. 

Verde: 

Bata o espinafre no liquidificador e cubra com água até virar um purê. Coe e deixe em fogo baixo até chegar no tom desejado. Para dar o sabor de ervas finas, triture as ervas (em um processador ou liquidificador) até virarem um pó e adicione à massa.

Laranja: 

Bata as cenouras no liquidificador com um pouco de água até virar um purê. Coe e deixe em fogo baixo até chegar no tom desejado. Caso queira uma cor mais viva, acrescente a cúrcuma. 

Saborização

Queijo: Adicione mix de queijo parmesão e provolone triturados ou ralados no ralo fino na massa.

Chocolate: Adicione chocolate em pó 50% cacau na massa (nesse caso ele já dá sabor e cor)

Alho: Adicione alho em pó à massa.

Cebola: Adicione cebola em pó à massa.

Bacon: Frite o bacon até ficar bem sequinho, escorra toda a gordura, passe no processador até virar pó e adicione à massa.

Para a Massa: 

  1. Misture a farinha e a gordura com as mãos e vá colocando a água até a mistura formar uma massa lisa.
  2. Separe a massa em 3.
  3. Acrescente o corante da sua preferência e misture na massa até que ela atinja a cor desejada.
  4. Deixe a massa descansar pelo menos 2 horas.
  5. Abra a massa em um disco fino
  6. Coloque o recheio 
  7. Frite em óleo quente até dourar. 

Dica: Para cores mais variadas, busque alimentos que hajam como corantes naturais. Caso prefira algo mais prático, é possível utilizar o corante culinário sem sabor.

Recheios diferentes dos tradicionais

Para deixar os seus pastéis ainda mais singulares, você pode investir em diferentes recheios, além dos tradicionais: carne, queijo e pizza. 

Frango, camarão e palmito são alguns exemplos de recheios que já são usados por quem quer inovar. Explore os tipos de frios e carnes que podem agradar o paladar de seus clientes.

Pastel Doce

Falando em diferentes recheios, que tal apostar no doce? Chocolate, banana ou maçã com canela e doce de leite podem se tornar um grande diferencial para a sua pastelaria ou mesmo um item especial do cardápio do seu bar ou lanchonete. E não se esqueça que pode ser combinada com a massa colorida citada anteriormente!

Petiscos de Pastel (doce ou salgado)

Outra ideia que pode ser implementada para encantar todos os paladares são os petiscos: tiras de massa de pastel, acompanhadas de molho Barbecue, molho vinagrete, molho Rosé, molho Tártaro, de alho, de mostarda e mel, molho verde, molho Pesto, picante, de hortelã, entre vários outros. 

E para os que preferem doce, os petiscos podem ser servidos com calda de chocolate, doce de leite ou misturados com açúcar e canela! 

Com estas dicas e receitas, invista na inovação para atrair e manter seus clientes, proporcionando diversas opções para agradar todos os gostos e preferências, mostrando que há sempre coisas novas a serem experimentadas!

* Ressaltamos que os recheios e molhos podem ser variados conforme a região e seus costumes.

Você também pode gostar

Receitas

Receita - Fondue Salgado Tradicional por Nestlé Professional

22 de junho de 2020
Veja mais
Dicas & Novidades

Pão de fermentação natural - A nova aposta das padarias

13 de julho de 2020
Veja mais

Comentários

  • 31 de julho de 2020 Naíde GarciaCosta Responder

    Gostaria de receber a receita da massa do pastel , com as devidas medidas de cada item, é possível receita de massa para pizza. obrigada

    • 3 de agosto de 2020 admin Responder

      Olá, Naíde! Tudo bem com você? Em nosso blog tem uma breve receita de massa. Mas demos uma pesquisada e há várias diferentes na internet, siga uma delas! 😀

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *