atendimento 4001-7997

televendas 4007-2240

Dicas & Novidades

Dicas & Novidades

Pão de fermentação natural – A nova aposta das padarias

13 de julho de 2020 por Redação Makro FS

A mais nova tendência em panificação é a fermentação natural, também conhecida como Levain (fermento em francês). Porém, ela não é tão nova assim! A fermentação industrial passou a ser usada apenas há 150 anos, para facilitar a produção em massa. Portanto, antes disso, os pães eram feitos com a fermentação natural. Um dos registros mais antigos data 3700 A.C.! 

Mas, então, por que voltou a ser utilizado? Isso se dá pelo aspecto e gosto únicos! Apesar de demorar mais que o dobro do tempo de uma produção com fermentação industrial, os pães desta nova tendência tem uma aparência de pão rústico. Apesar de o miolo ser cheio de alvéolos, a casca é crocante e o gosto é levemente azedo, o que traz uma experiência diferenciada para quem consumir!

Pode-se citar como uma vantagem de oferecer produtos feitos com este tipo de fermento, o fato de ele ter um índice glicêmico menor e possuir mais nutrientes. Além disso, ele processa muito mais o glúten, o que significa que é indicado para pessoas celíacas. A fermentação lenta faz com que haja uma maior produção de bactérias boas para o corpo e para a flora intestinal. Também tem como vantagem o fato de durar até uma semana, enquanto pães com fermentação industrial, duram poucos dias, ficando duro e com gosto azedo. Por fim, devido ao processo de fermentação, ele é de fácil digestão, já o pão industrial, dá uma sensação de peso no estômago e gases.  

Como Fazer

1º Dia

Misturar em uma tigela 60ml de suco de abacaxi coado e 50g de farinha de trigo integral ou farinha de centeio integral. Após misturar, cubra com um pano ou plástico filme e coloque em um local fresco.

É importante ressaltar que o suco não pode ser de caixinha, deve ser natural, batido no liquidificador!

2º Dia

Mexa a mistura. É normal começar a aparecer as primeiras bolhas. Caso não apareça ainda, não há problema.

3º Dia

Acrescente à mistura 20 ml de suco de abacaxi coado e 30g de farinha de trigo integral ou farinha de centeio integral. Após misturar, cubra com um pano ou plástico filme e coloque em um local fresco.

4º Dia 

Observe o fundo da tigela. Caso ainda não tenha bolhas, você deverá começar desde o início, uma vez que isso significa que não está fermentando. 

Se estiver fermentado (há presença de bolhas), misture, cubra novamente e deixe em um local fresco. 

5º Dia

Adicione 30 ml de água filtrada e 50g de farinha de trigo integral ou farinha de centeio integral. Após misturar, cubra com um pano ou plástico filme e coloque em um local fresco.

6º Dia

Você usará somente metade do fermento, portanto, a outra parte pode ser descartada ou doada para alguém que queira fazer a partir desta etapa.

Após separar a parte que irá usar, acrescente 30 ml de água filtrada e 75g de farinha de trigo integral ou farinha de centeio integral.

Misture e modele uma bola com as mãos. Coloque em uma tigela limpa, cubra com plástico filme e deixe em um local fresco.

7º Dia

Coloque em uma tigela média 100g do seu fermento (descarte ou doe o restante), 200ml de água filtrada e 300g de farinha de trigo integral ou farinha de centeio integral. Misture tudo até formar uma bola e cubra. Deixe descansar até dobrar de tamanho, o que pode durar de 2 a 4 horas. Depois de dobrar de tamanho coloque em um pote de plástico com tampa (não use vidro) e deixe na geladeira. 

8º Dia

Agora que o fermento natural já está pronto é só fazer o pão! Mas lembre-se que antes de fazê-lo, tem que alimenta o fermento de 2 a 8 horas antes. 

Agora que você já sabe como fazer, que tal colocar esse diferencial no seu cardápio? Você ainda pode fazer diversos tipos de pães com este fermento, como pão de milho, pão de batata e até pão integral! Entregue para seus clientes uma experiência única  acompanhada de um delicioso vinho ou um café bem quentinho. 

Você também pode gostar

Dicas & Novidades

Panificadoras: 7 dicas de como se enquadrar nas normas da vigilância sanitária

5 de março de 2020
Veja mais
Dicas & Novidades

Como fazer o gerenciamento de redes sociais para restaurantes

5 de março de 2020
Veja mais

Comentários

  • 4 de agosto de 2020 Sérgio Luiz do Nascimento Responder

    Bom Dia! Interessante o preparo do pão de fermentação natural. Indago. Os ingredientes estão disponíveis para aquisição?

    • 4 de agosto de 2020 admin Responder

      Bom dia, Sérgio! Tudo bem com você? Ficamos felizes que tenha achado nosso conteúdo interessante! E você pode ver a disponibilidade dos produtos em nosso site! Basta acessar: http://www.makro.com.br. Para mais dúvidas, estamos à disposição! 😉

      • 4 de agosto de 2020 Sérgio Luiz do Nascimento

        Agradeço a atenção!

  • 3 de agosto de 2020 Sérgio Responder

    Gostaria de saber se vcs dispõem desse produto, (trigo), para feitura do pão de fermentação natural?

    • 4 de agosto de 2020 admin Responder

      Olá, Sérgio! Tudo bem? Você pode ver a disponibilidade de nossos produtos em nosso site, basta acessar: http://www.makro.com.br. Em caso de mais dúvidas, estamos à disposição! 😉

  • 29 de julho de 2020 Silvana de Abreu Suzuki Responder

    Adorei a publicação
    Sou professora de panificação, confeitaria, salgadeiro, pizza, pães rústicos e pão francês.
    Ministrei aula 11 anos no Senai.
    Gostaria de saber se vocês tem interesse em ter professora nessa área.
    Aguardo retorno
    Att
    Silvana

    • 30 de julho de 2020 admin Responder

      Olá, Silvana! Tudo bem com você? Ficamos felizes com a sua mensagem e gostamos de saber da sua experiência na área! Vou repassar a sua mensagem para o setor responsável, mas você também pode mandar um e-mail para faleconosco@makrofs.com.br, se preferir. Agradecemos o seu contato! 😀

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *