atendimento 4001-7997

televendas 4007-2240

Dicas & Novidades

Dicas & Novidades

Dicas de harmonização para cada tipo de vinho

10 de junho de 2020 por Redação Makro FS

Encontrar a combinação perfeita do vinho com a comida pode deixar a refeição ainda mais prazerosa. Harmonização de vinhos é um tema bastante rico, que envolve desde a forma de preparo e a intensidade do sabor da comida até a ficha técnica e origem do vinho. Se você tem interesse em se aprofundar neste assunto, vale a pena! Pois quando menos esperar estará harmonizando seus vinhos preferidos até com pratos do dia a dia.

Porém, hoje vamos dar dicas práticas de harmonização por tipo de vinho para você experimentar essas associações que são praticamente unanimidade entre os entendedores da bebida. Quem sabe, depois disso, você não queira se aperfeiçoar no assunto.

Harmonizar por tipo de vinho

Harmonizar por tipo de vinho é bastante genérico, mas pode ser um bom início para quem ainda não domina o tema. O vinhos tintos, por conta do tanino, tendem a ser mais fortes; brancos normalmente são mais leves; rosés mais refrescantes; espumantes são mais ácidos; e os de sobremesa mais doces. Partindo desse princípio é possível identificar qual vinho melhor se adapta ao prato.

ESPUMANTES

Espumante é vinho sim tá! A diferença está no processo de fabricação, com dupla fermentação, sendo que é na segunda que surge a ‘perlage’, ou seja, as bolinhas de gás. Vamos aos tipos de espumantes e suas combinações mais apreciadas:

Brut – Combina muito com aperitivos e frutos do mar. Geralmente é servido junto com entradas, saladas, grelhados leves e peixes. É um dos poucos vinhos que harmonizam bem com pratos da culinária japonesa, como sushi e outros peixes crus.

Demi Sec – Possui uma leve acidez e por isso combina bem com alimentos adocicados, como sobremesas leves, doces delicados e frutas. É indicado para acompanhar torta de frutas ou bolos de aniversário ou casamento. Também pode ser saboreado juntamente com grelhados leves e peixes.

Prosecco – Um dos mais conhecidos, e apreciados, entre os espumantes, harmoniza bem com aperitivos, canapés, saladas, peixes e comida japonesa.

Champagne – É excelente para acompanhar os mais diversos tipos de queijo, canapés e foie gras, além de frutos do mar. Você sabia que só é considerado Champagne os vinhos produzidos na região francesa que leva o mesmo nome e onde surgiu o processo para a fabricação de espumantes, elaborado pelo método Champenoise a partir das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

VINHOS BRANCOS

Geralmente, os vinhos brancos são servidos bem gelados. Por isso, combinam com pratos de verão, como carnes brancas, peixes e saladas. Confira as sugestões abaixo:

Sauvignon Blanc – Harmoniza muitíssimo bem com queijos frescos, comida asiática, carne de porco, aves, salmão e frutos do mar, além de massas com molhos suaves.

Riesling – Combina com sanduíches, aperitivos e comida asiática e também é bastante usado em coquetéis. Seu sabor casa muito bem quando se degusta carne de porco, aves em geral, atum, mariscos e frutos do mar. Ele também pode ser consumido como acompanhamento de frutas e sobremesas.

Pinot Gris – Queijos suaves, sanduíches leves, carne de porco, aves e comida asiática estão entre as iguarias que se harmonizam com este vinho. Ele também é ótimo parceiro de massas com molhos suaves e frutos do mar.

Chardonnay – Carnes brancas e massas com molhos a base de leite estão entre as harmonizações mais recomendadas. Vai bem, ainda, com os queijos suaves e fortes. Outros pratos indicados para demais vinhos brancos também harmonizam bem com o Chardonnay, como atum, mariscos e carne de porco.

VINHOS ROSÉ

Vinhos rosados combinam com as estações mais amenas do ano, como a primavera. Suas harmonizações são bem parecidas com as dos vinhos brancos, além de bastante variadas. Vai bem com aperitivos, queijos suaves, sanduíches, comida asiática, carne de porco, aves, massas com molhos suaves, saladas, salmão, atum, mariscos, frutos do mar, frutas e sobremesas.

VINHOS TINTOS

Com certeza é o tipo de vinho mais consumido no Brasil. Por serem mais encorpados, frequentemente acompanham pratos mais suculentos. Confira nossas dicas:

Cabernet Sauvignon – O vinho produzido a partir dessa uva harmoniza bem com queijos fortes e carnes vermelhas, como a de cordeiro, por exemplo

Pinot Noir – Esse vinho tem um leque amplo de opções, passando por queijos leves, carnes vermelhas magras, carne de porco, aves, carneiro, massas com molhos leves e também peixes como salmão e atum.

Merlot Todos os tipos de queijo são excelentes harmonizações para o Merlot.Também é ótimo acompanhamento para churrasco com carnes vermelhas e ovelha, assim como massas com molhos encorpados e aves.


Malbec – Uma das combinações mais indicadas para churrasco, principalmente uma boa picanha. O Malbec ajuda a quebrar as fibras da carne além de harmonizar com os sabores entre si.

Você também pode gostar

Dicas & Novidades

Chegou o Makro Delivery: Soluções completas para clientes profissionais e consumidores

16 de abril de 2020
Veja mais
Dicas & Novidades

McDonald’s vai apoiar micro e pequenas empresas do setor de alimentação no Brasil

23 de março de 2020
Veja mais

Comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *